Como as crianças e adolescentes são afetados com o distanciamento social?

 Categoria Não categorizado

Em sua maioria, crianças e os adolescentes não são o foco de maior cuidado nessa pandemia, isso porque a maior parte delas não se enquadra no chamado grupo de risco, que tem como um dos critérios a idade, visto que o vírus é geralmente mais perigoso para as pessoas idosas. Isso não significa que pessoas com menos idade apresentam menos risco de contaminação, apenas que apresentam menos risco de complicações ao enfrentarem o contágio.
Apesar de não fazerem parte do grupo de risco quando se fala de exposição ao vírus, as crianças e os adolescentes sofrem tanto quanto os adultos quando a pandemia é abordada por uma outra ótica, considerando os males da quarentena e medidas de segurança para a saúde física. Entenda aqui como as crianças e adolescentes são afetados com o distanciamento social:

Mudança de rotina

Se tem uma coisa que pais e educadores sabem muito bem é que crianças e adolescentes apresentam uma grande necessidade de terem uma rotina bem definida, e que a ausência dela pode causar muita inquietação, alterações no sono e apetite, mudanças no humor e diminuição de produtividade e aprendizado.
As orientações de quarentena e isolamento social bagunçaram a rotina de muitas pessoas e principalmente dessa faixa etária. Acostumadas a irem para a escola, ver amigos, visitar parentes e brincar ao ar livre, as crianças e adolescentes sofreram um impacto nada sutil em sua rotina, e isso com certeza teve impactos negativos.

Sensação de solidão

Também como consequência dessa mudança nada sutil na rotina, muitas crianças e adolescentes podem começar a se sentir sozinhas, com saudades dos amigos, professores e familiares.

Como ajudar a melhorar os efeitos do isolamento social em crianças e adolescentes

Alguns hábitos que podem ajudar muito durante este período são os de estabelecer uma nova rotina e segui-la, e manter contato com as pessoas amadas. Além disso, existem algumas práticas que ajudam a manter a calma de crianças e adolescentes e você pode conferir um conteúdo bem completo sobre este assunto aqui no blog.

Recent Posts
manter a calma de crianças e adolescentes