Como transmitir os valores cristãos para crianças e adolescentes no dia a dia?

 Categoria Não categorizado

como transmitir os valores do reinoAos pais é concedida a tarefa nada fácil de educar seus filhos, construindo a cada dia o ser humano que eles são e serão, e influenciando diretamente na contribuição que eles trarão para o mundo. Se a tarefa de apenas educar já é bastante complexa e de grande responsabilidade, quem dirá a tarefa de transmitir os valores cristãos para crianças e adolescentes no dia a dia.

A bíblia nos orienta que devemos ensinar a criança no caminho em que deve andar, e que isso fará toda a diferença em sua vida, pois mesmo na velhice ela não se esquecerá deste caminho. É uma responsabilidade que deve gerar temor no coração dos pais, mas não no sentido de gerar medo, e sim de entender a seriedade desta tarefa.

A melhor forma de ensinar qualquer coisa, é através do exemplo. É importante que os pais sejam testemunho vivo dos princípios e valores que desejam ensinar, e por terem consciência de que não ser perfeitos, também serem testemunho sobre arrependimento diante do erro, graça e misericórdia de Deus, e mudança de atitude. Afinal de contas, os pais não são perfeitos e nem cheios de superpoderes, como as crianças acreditam ser! Mas é justamente no momento de falha que se torna possível testemunhar com clareza para os nossas crianças e adolescentes sobre a graça redentora que transforma vidas.

Ou seja, se você quer ensinar o seu filho a ler a bíblia e orar, é importante que, além de explicar para ele sobre a importância desses hábitos, você separe o seu tempo para praticar essas coisas com ele.

Lembrem-se que os primeiros anos de vida são aqueles em que mais aprendemos, e somos quase que um espelho que reflete todas as atitude e comportamentos que mais presenciamos. Por isso, pais, é importante investir todos os dias o seu tempo e energia em ensinar o caminho para os seus filhos, sendo testemunho vivo e nunca desistindo! Pois a semente que será plantada hoje, gerará frutos por toda a vida.

Recent Posts
manter a calma de crianças e adolescentes