Por que é tão importante desenvolver amizades na infância?

 Categoria Noticias

A vontade de fazer amigos é natural na maioria das crianças e, se deixadas por conta própria, elas naturalmente formarão amizades e vão conquistar muitos bons frutos com elas. Mas, às vezes, principalmente quando são mais novas, as crianças precisam de um pouco de apoio para desenvolver as habilidades necessárias para lidar com as amizades de infância, e há muitas maneiras pelas quais você pode fornecer esse apoio. É sobre esse assunto, as amizades na infância, que o CEDUCA vai abordar neste artigo.

Apoiando amizades na infância

Crianças de todas as idades, às vezes podem ter problemas para se relacionar. Mas os menores, em particular, precisam de mais ajuda para lidar com certos aspectos. Aqui estão algumas sugestões sobre como apoiar as crianças para desenvolver amizades de infância:

Seja um modelo

Para as crianças, talvez para todos nós, as atitudes valem mais que as palavras. Isso significa que interagir positivamente com seus amigos na frente das crianças, sendo gentil e cooperando uns com os outros, será muito importante para o modelo de amizade que ela virá a desenvolver.

Cultive polidez

Ser educado com todos deve ser um dos valores fundamentais de muito pequeno. Incentive as crianças a falarem umas com as outras (e com a equipe) de maneira educada, por exemplo, ensinando-as a pedir coisas com educação.

Incentive e elogie

Reconheça o bom comportamento em relação a outras crianças, comentando sobre ele; descrever o que aconteceu de forma simples para que as crianças entendam, por exemplo, “dar aquele brinquedo para a Ana, quando ela pediu, foi muito gentil de se fazer”.

Pratique o compartilhamento

Isso pode ser complicado para crianças mais novas, mas aprender a compartilhar e revezar é fundamental para ser capaz de fazer amizades. Mas é importante não intervir a todo momento, afinal, elas precisam aprender a se relacionar com as outras crianças interagindo com elas e resolvendo os pequenos problemas que possam surgir.

Os benefícios das amizades na infância

Há muitos benefícios em se formar e manter amizades de infância. Aqui estão alguns deles:

• Fazer amizades ajuda a apoiar o desenvolvimento emocional e social das crianças;
• Amizades ajudam a aumentar a capacidade de empatia e altruísmo de uma criança;
• Ter amigos aumenta a felicidade, o bem-estar e a autoconfiança e promove uma visão positiva da vida;
• Ter amigos diminui o estresse;
• Formar amizades envolve praticar habilidades de comunicação.

Recent Posts
incentivar a leituraestimule seu filho a estudar como fazer a diferença
matriculas-escola-crista