Trabalhar os conteúdos acadêmicos com excelência aliados a um compromisso de preparar o nosso aluno para viver um estilo de vida em que a glória de Deus seja refletida em cada uma das atividades e em cada um de seus relacionamento

Educação infantil

Dar continuidade à educação familiar, oferecendo oportunidade de desenvolvimento físico-motor, psicossocial e de experiências de aprendizagem básicas á iniciação do processo formal de escolarização com os seguintes propósitos.

Ensino Fundamental

Objetivamos a formação básica do cidadão, mediante:

  • Desenvolvimento da capacidade de aprender, através do pleno domínio da leitura, da escrita, do cálculo e da aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias à formação de atitudes e valores.
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
  • Fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
  • A compreensão do sentido da vida, ajudando a descobrir o que é e para que existe.

 

MÉTODO DO PRRR

A Abordagem por Princípios tem em grande importância um método de aprendizado chamado de PRRR.
Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar.

P-Pesquisar: O primeiro passo no processo educacional é pesquisar. Webster diz que pesquisar é: “buscar ou examinar com cuidado o conteúdo; procurar diligentemente pela verdade”. Onde poderíamos começar a buscar a verdade sobre qualquer assunto? Os cristãos, é claro, devem concordar que tal busca deve começar com a bíblia, a proeminência de todas as fontes primárias. A Abordagem por Princípios emprega um médoto muito sistemático para descobrir o que a bíblia ensina sobre um determinado assunto. Em suma, este é o processo:
Passo um – Pesquise seu assunto, de preferência no dicionário de Webster 1828. Se o seu tópico for uma palavra que não esteja no dicionário, use um sinônimo.
Passo dois – Escreva a definição e sublinhe ou destaque as palavras-chave da definição.
Passo três – Pesquise as palavras-chave, de preferência no dicionário Webster 1828. Repita este processo até ter coberto o vocabulário do seu tópico.
Passo quatro – Pesquise em sua concordância Bíblica cada uma das palavras identificadas e anote as referências bíblicas chave.
Passo cinco – Pesquise as referências bíblicas e comece a escrever o que a Bíblia ensina sobre seu tópico. Aprecie a riqueza do estudo.
Passo seis – Analise as passagens bíblicas que estudou e veja que princípios gerais podem ser deduzidos a partir deles.

R – Raciocinar: Depois de pesquisar o seu tópico é preciso raciocinar com base em sua pesquisa, considerando, meditando e ponderando de que maneira a pesquisa conduzida se relaciona ao nosso mundo. Raciocinar sobre algo é um conceito bíblico; Deus é um Deus de razão e nos criou à Sua imagem com habilidade de raciocínio. O método de raciocínio bíblico defendido pela Abordagem por Princípios deve ser contrastado com os métodos dominantes utilizados na educação atual.
R – Relacionar: Ao raciocinarmos sobre o tópico, devemos relacioná-los: à vida, família, e mundo do estudante. A outras disciplinas no currículo, integrando, portanto, o conhecimento. À história providencial e à corrente do Cristianismo em direção ao Ocidente.
R – Registrar: Os professores e estudantes fazem um registro escrito do que pesquisaram, raciocinaram e relacionaram. O professor estabelece o padrão deste registro que exalta a erudição e incorpora a prática do PRRR. A produção de um caderno de anotações em cada disciplina requer caráter da parte do estudante: caráter de diligência, limpeza, organização e mordomia. Os estudantes frequentemente se orgulham bastante do fruto do seu trabalho e, visto que a Abordagem por Princípios utiliza um currículo elevado, muitos estudantes têm encontrado em seus fichários uma grande utilidade como livro de apoio até na faculdade.

Fonte: A Abordagem por Princípios – O Método Educacional Utilizado para Desenvolver uma Cosmovisão Bíblica, Autor Max Lyons, Publicação AECEP-Associação das Escolas Cristã de Educação por Princípios.

www.aecep.org.br

O Projeto Político Pedagógico está disponível na secretaria da escola em documento físico.